Segundo a neurociência o convívio da criança com animais domésticos é muito importante, pois quando os pequenos brincam com os animais eles tentam realizar várias vezes a mesma atividade, aperfeiçoando suas habilidades motoras e praticando mais atividades físicas.
Alguns benefícios podem ser encontrados nesse convívio como aprender a se importar com o outro e observar características e sentimentos diferentes do seu. Além disso, o contato estimula a comunicação não verbal e possibilita a criança a aprender sobre o desenvolvimento da vida.
Na hora da escolha do animal é importante procurar raças que sejam dóceis, brincalhonas e companheiras. Na situação do gato, é legal entender que ele é um pouco diferente dos cães e são mais autônomos. Os gatos escolhidos devem ser sociáveis, leais e adaptáveis a várias situações.
Já para os pássaros, canários belga, periquitos australianos e calopsitas são as melhores escolhas. São aves pouco ariscas e afetivas.
Roedores também são interessantes, apresentam baixo custo de manutenção e possuem relação afetiva com a criança. Chinchila, Porquinho da Índia, Hamster e Furão são algumas das opções para o seu filho.
O importante mesmo é que ele se sinta feliz com o novo amiguinho ou amiguinha!