A fase da primeira dentição é muito marcante tanto para os pais quando para os bebês. Os primeiros dentes começam a nascer por volta dos 3 a 6 meses, mas esse período pode variar conforme o organismo e metabolismo de cada criança. É um processo muito dolorido, por isso, há sinais clássico de que os dentinhos podem estar surgindo:
🦷 Irritabilidade
🦷 Diminuição do apetite
🦷 Movimentos instintivos de morder e sugar os objetos e brinquedos (cuidado para o bebê não pegar algo perigoso, do chão ou sujo)
🦷 Febre leve
🦷 Aumento na produção de saliva
🦷 Insônia
🦷 Inchaço na gengiva
É importante que os responsáveis compreendam que é uma fase difícil para o bebê e fiquem atentos à correta higienização da gengiva e dos primeiros dentes. Antes de nascerem, é recomendado que apenas uma pano macio seja passado na gengiva. Ao surgirem os dentes iniciais, é necessário usar uma escova de dentes específica apenas com água. A primeira consulta com o dentista geralmente é feita no primeiro ano de vida, mas, como o processo envolve sintomas, indica-se fazer também o acompanhamento com o pediatra para amenizar os efeitos da dentição. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para marcar uma consulta com o nosso pediatra!
📲 (47) 99240-0508
☎️ (47) 3028-8190